Eu tenho uma ileostomia

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Por um fio....

No quarto os soluços continuaram e intensificaram-se, sem que ninguém me pudesse fazer fosse o que fosse para ajudar. Por outro lado o dreno que me foi colocado durante a cirurgia não estava funcionante.... estava entupido com coágulos de sangue. As enfermeiras ainda tentaram, por duas vezes, desentupir mas não conseguiram.

 Entretanto o desconforto era cada vez maior, não conseguia estar deitado nem sentado na cadeira... numa destas mudanças aconteceu o inevitável... o líquido que deveria sair pelo dreno começou a sair pela sutura da operação (costura). Se numa primeira vez os enfermeiros que acudiram disseram que podia acontecer sem grande preocupação, quando aconteceu na segunda vez com maior intensidade acompanhada por vómitos começaram a ficar preocupados. A tensão era tanta que uma enfermeira (a quem faço um agradecimento especial) que teve o discernimento de ligar ao Dr. L para que viesse o mais rápido possível porque havia complicações graves.

Quando o médico chegou (aproximadamente 20 minutos depois) vomitei um liquido verde (ácidos gástricos juntamente com bílis) falaram-me em aproximadamente 1litro. E colocaram-me de imediato uma sonda naso-gástrica (para terem noção é um tubo colocado no nariz que vai até ao estômago e que custa imenso a colocar) e que tem que se testar se ficou bem colocada (esta ao contrário da primeira estava realmente a drenar) libertando mais 1 litro de conteúdo gástrico.

Após me estabilizarem foi enviado de imediato para a UCI de forma a ter um acompanhamento mais próximo. Isto aconteceu eram 3 horas da manhã.

Como vim a saber mais tarde, os soluços era uma evidência de que algo não estava bem... e que significava que a pressão abdominal estava a aumentar devido ao entupimento do dreno e à falta da sonda naso-gástrica. Infelizmente apenas uma enfermeira percebeu isso mas quase tarde demais...

Sem comentários:

Enviar um comentário